segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto "Tudo sobre mim"

Esse projeto levantei como proposta no cmei que trabalho desde o início do ano para melhor conhecer a realidade dos meus alunos e auxiliar na criação do vínculo professor-aluno.

Duração: 1 mês

Problematização: Quem sou eu?

Justificativa:

A idéia do projeto surgiu da necessidade de conhecer melhor essa criança, a sua origem, quais suas necessidades e seus interesses. Dessa maneira propus um projeto curto afim de integrar mais as crianças e auxiliar o trabalho da professora de sondagem.
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.

Objetivos:

Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
• Saber a história de sua vida;
• Conhecer a história e o significado de seu nome;
• Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
• Estimular o raciocínio e a percepção visual;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
• Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.


Situações de aprendizagem:
O projeto tem como finalidade fazer com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância.
E para isso propiciaremos situações de rodas de conversas, histórias que ilustrem o tema proposto, músicas que trabalhem com o respeito ao próximo, dentre outras estratégias.
Proponho começar a trabalhar sobre a família, sem pré fixar um modelo de formação ideal da família, mostrando como todas as famílias são diferentes e como são importantes para nós. Produzir um mural de fotos de todas as famílias das crianças. Em seguida trabalhar o “Eu” as crianças terão a oportunidade de medir seu tamanho, trabalhar com seu nome, descobrir o significado do seu nome, ver quantos anos já possui. Perceber como seu corpinho precisa de higiene e alimentação e aprender a cuidar bem dele. E por fim trabalhar como o “outro”, nessa etapa as crianças vão aprender como é bom respeitar o colega, como é bom ter amigos. Serão propostas atividades em grupo, onde uma criança dependerá da outra, jogos de troca de carinho, serão fixadas as regrinhas da sala para uma boa convivência, dentre outras atividades.


Recursos:

• Livros
• Fotos
• Revistas
• Ficha de nome
• Dvd’s
• Músicas
• Aventais de história
• Cartazes
• Culinária

Processo Avaliativo:

Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação.


“Se uma criança vive com aceitação e amizade;
Aprende a encontrar o amor no mundo.”
( Eny e Esther Sarli)

Um comentário:

  1. Oi Fernanda gostei muito desses projetos, como fazemos para saber o passoa a passo, você poderia passar seu email pra entrar em contato com você.
    Beijuxxxxx

    ResponderExcluir