terça-feira, 15 de março de 2011

Projeto "Circo"

OBJETIVO GERAL

Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.


OBJETIVO DO PROJETO

Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.

JUSTIFICATIVA

A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.

OBJETIVO CONCEITUAL

 Conhecer a história do circo;
 Conhecer o circo e suas atribuições;
 Identificar personagens do circo e suas atrações;
 Conhecer a função de cada personagem do circo;
 Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
 Conhecer a linguagem usada no circo;
 Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
 Saber como vivem as crianças que moram no circo;
 Analisar as cenas de circo.



OBJETIVO PROCEDIMENTAL

 Representar papéis referentes aos personagens do circo;
 Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
 Imitar animais circenses;
 Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
 Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
 Participar de brincadeiras relativas ao circo;
 Cantar músicas de circo;
 Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
 Fazer desenhos que representem o circo;
 Analisar e apreciar cenas de circo;
 Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
 Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.


OBJETIVO ATITUDINAL

 Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
 Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
 Respeitar os animais que fazem parte do circo;
 Saber trabalhar em grupo;
 Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
 Respeitar a construção e hipóteses do outro;


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS



 Apresentação do projeto;
 Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
 Relatar experiências que vivenciaram no circo;
 Leitura da história “Um dia no circo”;
 Fazer a pseudoleitura do texto “O circo chegou” pág. 72 e 73;
 Criar desenhos para o livro coletivo;
 Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
 Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas – pág. 74 e 75;
 Pintar as cadeiras do circo – pág. 76;
 Descrever o papel do Mestre de Cerimônias – pág. 77;
 Pseudoleitura do texto e análise de como o equilibrista anda na corda bamba, pág. 78 e 79;
 Resolver problemas envolvendo o malabarista e suas garrafinhas, pág. 80 e 81;
 Acompanhar com o dedinho o texto “O Elefante” e “O Leão de Circo”, analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
 Assistir ao filme “Dumbo”;
 Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
 Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
 Pseudoleitura do texto “O Circo Partiu”, pág. 88;
 Jogo da memória com figuras circenses;
 Produção de quadro pro Vernissage;
 Desenhar e apreciar cenas de circo.

CULMINÂNCIA
Apresentação realizada para a comunidade escolar.

3 comentários:

  1. Conhecendo e começando já a acompanhar seus registros também daqui.Sou mãe e vivencio essa realidade de projetos onde moro e afirmo com convicção que este é o caminho melhor para vocês professoras atingirem o interesse das crianças e, de consequencia, a aprendizagem.
    Abraços da Itália,

    ResponderExcluir
  2. Aí na Itália acontece um trabalho muito interessante. Porém é uma realidade ainda distante da nossa no Brasil. Mas nós fazemos o nosso melhor com o que temos!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, teu blog não é uma área que entendo, mas é algo que me interessa. Ainda não deu tempo de ler tudo, mas li alguns de seus projetos e achei bem interessantes. Mas o que mais gostei é a paixão que vc coloca no que vc faz...e isso sempre tem bom resultado. Parabéns e tempo para poder curtir todos os desejos de Ano Novo.

    Bjssss

    ResponderExcluir