segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto: Diversidade: Somos únicos, diferentes e especiais

Diversidade: Somos únicos, diferentes e especiais

DURAÇÃO: 3 MESES
PROBLEMATIZAÇÃO: Todo mundo é igual?
JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi escolhido pela necessidade de propiciar as crianças situações de compreensão de que cada indivíduo é único e deve ser respeitado com harmonia e amizade.
OBJETIVOS:
• Estimular o respeito às diferenças;
• Aprender a viver junto aceitando a opinião dos outros e expondo as suas com clareza e detalhes, com afetividade e colaboração;
• Entender que precisamos resolver os conflitos por meio de negociação pacífica;
• Identificar diversidades em nossa turma;
• Conhecer algumas diversidades culturais.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
1ª Etapa: Iguais ou diferentes, que diferença faz?
• Desenhar a sombra de cada criança no papel pardo e decorar de acordo com as características das crianças, afim de demonstrar as diferenças que temos do nosso colega;
• Atividades com carimbo das impressões digitais;
2ª Etapa: Boneco da diversidade
• Serão os mascotes da turma. Eles terão alguma necessidade especial, e a turma terá que tentar contornar as dificuldades e envolver os bonecos em todas as atividades.
• Os livros que nortearam o trabalho serão da coleção “Ciranda das diferenças” (que trabalha com as múltiplas necessidades especiais), “Menina bonita do laço de fita”, “Breno,Breno” (que trabalha a questão da dislexia), dentre outros.
• Brincadeiras que trabalhem com só um dos sentidos, com o propósito das crianças entenderem a dificuldade que algumas pessoas possuem. Exemplo: Reconhecer o colega pela voz, Cabra Cega, descobrir objetos com os pés, bingo sonoro, mímicas, dentre outras tantas.
• Vamos demonstrar como as crianças que possuem necessidades especiais, se comunicam, se locomovem, etc.

3ª Etapa: Globo Terrestre
• Trabalharemos com algumas culturas diferentes da nossa. Para isso apresentaremos bonecos que nos trarão novidades sobre como em seu país se vestem, dançam, brincam e comem.
• Os países a serem trabalhados serão: Estados Unidos, Itália, México, Arábia e África. Para cada um elaboraremos uma culinária, uma brincadeira, e uma curiosidade. Sempre focando como são diferentes da nossa cultura e como são especiais por isso.

Recursos:

• Livros
• Bonecos
• Revistas
• Brincadeiras
• Dvd’s
• Músicas
• Aventais de história
• Cartazes
• Culinária

Processo Avaliativo:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo. Observação do comportamento do educando: capacidade de cooperação e de envolvimento da criança nas atividades.

2 comentários:

  1. Muito bem Fernanda, vc me ajudou muito passei tudo para meu caderno não para plagiar jamais, mas para relembrar, pois na faculdade fiz projetos que ficaram com o grupo é sempre te-los para termos uma ideia de outros que faremos. vc é 10 continue assim passando seu conhecimento para pessoas que se interessam
    Obridaga Tania!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia de trabalhar com o tema desse projeto no inicio do ano letivo, pois encontramos muitas diferenças na escola.
    Um abraço,
    Professor Mauricio

    ResponderExcluir