terça-feira, 13 de janeiro de 2009

PLANO ANUAL MATERNAL II

ÁREA: LINGUAGEM
Ambientes com músicas, conversas sobre o que está acontecendo ou vai acontecer, histórias e músicas cantadas são exemplos de estímulo.
A linguagem agora (2 a 3 anos), já mais desenvolvida deve ser explorada ainda mais. Perguntas sobre acontecimentos e comportamentos, reconto de
histórias, descrição de figuras, pequenas parlendas, músicas e teatro são formas de incentivo para isto.
O raciocínio acontece junto com a fala. Não parece, mas cada palavra que sai da nossa boca, primeiramente é processada em pensamento, ou seja,
primeiro se raciocina para depois falar. O processo, ao ser descrito parece lento, mas ao contrário acontece em uma rapidez de milésimos de segundos.
Muitas vezes notamos excitação ao falar, gagueiras e/ou timidez; estas atitudes podem estar ligadas a este processo. O desenvolvimento do raciocínio é lento e gradual, cabe ao adulto possibilitar e incentivar este processo. Ter paciência ao ouvir, sem interferir ou sugerir é uma das oportunidades que deve ser dada, além de conversar explicando cada acontecimento / ou situação ampliando assim o vocabulário da criança.
Objetivos:
- Ampliação do vocabulário
- Aumento da racionalidade ao elaborar frases
- Comunicação clara do pensamento
- Aquisição de fonemas corretos
- Interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias)
- Evolução da coerência da linguagem oral (complexidade do vocabulário/ nível de detalhes, relação entre eventos)
- Conhecimento das várias modalidades de linguagem (histórias, músicas etc.).
- Concentração, saber ouvir
- Desenvolvimento das possibilidades para resolução de “problemas”.
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal
Linguagem
Escrita
• Reconhecimento do próprio nome dentrodo conjunto de nomes do grupo
• Manuseio de materiais impressos, como revistas, livros, jornais, gibis, álbuns de figuras, poesia entreoutros;
• Atenção;
• Interesse;
• Conversar, brincar, comunicar e expressar vontades e necessidades;
• Esperar a sua vez para falar;
• Utilizar formas de intercâmbio social
convencionais: saudações, despedidas
Linguagem
Oral
Comunicação
Oralidade
• Argumentar suas idéias, relatar vivências e expor seu
ponto de vista em diversas situações;
• Relatar planejamento oral das atividades;
• Descrever lugares, objetos com ou sem ajuda;
• Utilizar a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano;
• Reproduzir oralmente contos, histórias ou até mesmo
levar informações a outras pessoas.
• Reproduzir oralmente brincadeiras, jogos verbais,
canções entre outras.
• Comunicar situações relativas às suas vivências,
experiências e identidade pessoal
pedidos, agradecimentos entre outros;
• Respeito pela produção própria e alheia;
• Ouvir o outro
• Ler e ouvir histórias;
• Valorização da leitura como fonte de prazer e
entretenimento;
• Cuidado no uso de livros e demais materiais
escritos;
• Expor sentimentos, desejos e necessidades,
utilizando-se da linguagem oral para melhorar
a qualidade de suas relações pessoais

ÁREA: MATEMÁTICA

A matemática é constante na nossa vivência diária: que dia é hoje; quantos somos na classe, no lanche; “-me dá um potinho?”. Se prestarmos atenção,
falamos matematicamente quase todo o tempo. É intrínseco.
A criança de dois/três anos já consegue nomear algumas cores, identifica algumas formas e começa com noção de quantidade. Nesta fase já entende quando
um tem mais que o outro, mas somente se a diferença visual for grande. Momentos divertidos, jogos que estimulem a comparação são propiciados. Os jogos
incentivam o raciocínio, o trabalho em grupo, etc.
A culinária pode ajudar muito neste objetivo; quantas colheres, uma ou duas xícaras, quanto tempo foi necessário para assar (muito ou pouco) e assim por
diante.
O objetivo é conviver em um ambiente propício para que interajam com a matemática.
Objetivos:
- Jogos de pareamento de cores / de quantidades / das formas geométricas
- Correspondências entre elementos,
- Contagem na roda de presentes e ausentes e registro no quadro de chamada,
- Classificação (Agrupamento)
Vivências concretas para notar e verbalizar diferenças entre, por exemplo:
Pesado / leve Dentro / fora Cheio / vazio Maior / menor
Igual / diferente Grande / pequeno Macio / áspero Entre outros
- Trabalhar com jogos e experiências concretas, nomeando e questionando.
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal
Números e
sistema de
numeração
- contagem oral;
- número (conceito social),
- utilizar a contagem no cotidiano;
- utilizar noções de divisão no cotidiano;
- resolução de problemas;
- quantificação;
Grandezas
e Medidas
- medida de tempo (rotina);
- medida de tamanho
- medida de peso
- utilizar medidas não convencionais para comparar e estabelecer relações
entre medidas e tamanhos;
- construir a noção temporal a partir da rotina,
- utilizar medidas para preparo de receitas
- comparação de objetos e tamanhos;
- comparação de medidas;
Espaço e
Forma
- noção espacial;
- esquema corporal (partes do
corpo);
- figuras geométricas e
diferentes formatos dos objetos
- identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
- descrever a posição de pessoas e objetos,
- reconhecer as formar geométricas e suas características
• Observar os colegas do
grupo ao dividir
alimentos e brinquedos

ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
Já domina muito bem o andar e já tem domínio para correr. Reconhece e nomeia algumas partes do seu corpo. Consegue distinguir pessoas e animais em
fotos e figuras interagindo de maneira mais efetiva através da fala. Seu contato com a natureza, é bastante curioso e destemido, os poucos momentos de
medo são normais da idade e ainda falta de contato.
Objetivos:
- Contato físico com outras pessoas (coetâneas ou não), comparando as diferenças e semelhanças físicas: altos/ baixos, loiros/ morenos, gordos/ magros,
adultos/ crianças
- Identificar o corpo humano
Necessidades do corpo (alimento, água, ar, calor, luz)
- Socialização de idéias e objetos
- Aprender a conviver
- Brincadeiras simbólicas
- Sensibilidade corporal. Alguns materiais em contato com o corpo da criança podem proporcionar experiências de conhecimento
- Noção do crescimento do seu corpo. Ex: seqüência de crescimento, bebê e agora. Proporcionar comparações entre figuras
Identificação da sua família (pai, mãe e irmãos), e da família ampla (tios, avôs e etc.)
- Contato com a natureza através de cuidado com as plantas e animais
- Identificação de diferentes animais, suas características como locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, suas necessidades, como é o seu corpo
- Conhecimento das instalações e pessoas da escola;
- Contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite
dia nublado/ ensolarado, chuvoso
Calor/ frio
Sol/ lua/ estrela/ nuvem
Identificando os tipos de vestimentas para as ocasiões.
- Perceber a importância da alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos alimentos.
- Saúde:
Escovação (função dos dentes e a necessidade de mantê-los limpos); Alimentação
Vestimenta; Higiene e integridade física.
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimental Conteúdo Atitudinal
Organização
dos grupos e
seu modo de
ser, viver e
trabalhar
Grupos sociais - hábitos,
tradições e costumes, valores,
diferentes culturas, históricos,
de gerações: família,
instituições, comércio, amigos,
localizações.
Reconhecimento de
semelhanças e diferenças de
cada grupo; indagar e
reconhecer relações de
mudanças e permanências nos
costumes
.
Fenômenos da
natureza
Seca, chuva, clima, vulcões,
furacões, tempestades, posição
do sol
Relacionar os fenômenos da natureza em diferentes regiões, as formas
de vida dos grupos sociais que ali vivem; observar e pesquisar sobre a
ação da luz, calor, som, força e movimento.
Respeito às diferenças existentes;
valorização do patrimônio cultural.
Atribuir significado a eventos
sociais, como datas comemorativas.
Consciência do corpo na natureza,
observando sua sombra.
Preservar sua saúde, protegendo-se
dos efeitos climáticos: usar protetor
solar, agasalhar-se no frio, tirar a
blusa no calor etc.
Respeito, preservação e cuidado à
vida e ao meio ambiente; prevenção
de acidentes; cuidados com o seu
corpo e o corpo do outro e a saúde
de forma geral.
Seres Vivos Ser humano; fauna; flora
Diferenças, características e
necessidades vitais de
diferentes espécies de seres
vivos;
Sexualidade – o corpo e
gêneros;
Conhecer o funcionamento do corpo;
Perceber os cuidados à preservação da vida e do meio ambiente;
reconhecer as necessidades de cuidados básicos de pequenos animais e
vegetais por meio de observação e cultivo;
Os lugares e
suas
paisagens
Paisagem local: temas
relacionados ao relevo, ao
clima, a água salgada e doce;
construções, meios de
transporte e de comunicação; a
vida no campo e na cidade.
Perceber, reconhecer e relatar os elementos que compõem a paisagem
do lugar onde vive e suas modificações de acordo com sua
necessidade; interação com a natureza; estabelecer relações entre os
temas tratados e seu cotidiano, vinculando aspectos sociais e naturais
Objetos e
processos de
transformação
Exploração de diferentes objetos – causa e efeito;
Participação em confecção de objetos; conhecer as relações entre os
seres humanos e a natureza e as formas de transformação e utilização
desses recursos; solução de problemas.
Experiências, decomposição do lixo, horta, reciclagem e coleta seletiva
Preservação da vida e do meio
ambiente;
Preservação dos espaços coletivos e
do meio ambiente.
Cuidados no uso dos objetos do
cotidiano e relacionados à
segurança e preservação de
acidentes e a sua conservação;
evitar desperdícios.

ÁREA: MOVIMENTO
A criança desta faixa etária já caminha com destreza, já iniciou suas experiências e a exploração de tudo ao seu redor continua acontecendo. A
independência do andar leva-a para todas as partes, porém sua estabilidade de equilíbrio e noção espacial ainda está sendo desenvolvida.
O equilíbrio ainda é pouco, a criança se esbarra por todos os lados e ainda cai com facilidade. A postura correta do corpo ao andar ou correr esta
sendo apreendida. Aliado a isto explora com as mãos objetos menores e se mostra capaz ao início da preensão.
Devemos recordar que o desenvolvimento físico, afetivo e emocional deve ser global e harmônico, e que toda atividade / conversa / orientação deve
ter este objetivo.
A motricidade / linguagem / raciocínio e autonomia, caminham juntos. Quando se trabalha um o outro também é “contemplado”.
Objetivos:
- Mímica, dramatizações gerais/imitações
- Identidade
Acompanhamento de objetos em movimento pelo chão, ar e etc.
Soprar papéis, isopor, bolinhas, bolhas de sabão, apitos e bexigas.
- Bater palmas em ritmos e intensidades diferentes (batuques na mesa)
- Brincar com jogos de encaixe e construção
- Brincar com barbantes e corda (equilibrista, pular corda e etc)
- Enfiar contas, canudinho, botões em fio de nylon ou barbante.
- Criar situações para explorar o movimento de “pinça”
- Explorar movimentos de língua e lábio (exemplo: imitando cavalo ou peixe, fazendo caretas e etc)
- Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente
- Brincadeiras que envolvam movimentos de toque corporal
- Jogos que propiciem o domínio temporal e espacial do corpo
- Exercícios propícios para ampliação da motricidade de:
Correr, trepar, pular, saltar, escorregar, dançar, engatinhar, arrastar-se, balançar-se e equilibrar-se.
- Acompanhar objetos sem mover a cabeça
- Modelagem e dobradura
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal
Expressividade • Brincadeiras de Roda
• Manifestações culturais
• Ritmo
• Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas
danças;
• desenvolver recursos expressivos;
Equilíbrio e
coordenação
• Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular,
correr e saltar entre outros;
• Utilizar habilidades manuais em diversas situações;
• Equilíbrio corporal,
• Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo
e objetos)
• confiança em seus
movimentos
• Valorização das diferentes
• Manifestações culturais;
• Respeito e colaboração
• Saber lidar com os limites e
com as possibilidades com
seu corpo;
• Utilizar os gestos, posturas
e ritmos para expressar e
comunicar sensações,
sentimentos pessoais, idéias.
ÁREA: MÚSICA
A nossa cultura é rica em cantigas e brincadeiras afetivas onde o contato corporal é um dos conteúdos trabalhados. As brincadeiras de roda tradicionais é um
dos exemplos de atividades que podem ser feitas com as crianças no intuito de favorecer as noções de ritmo e espaço individual e coletivo. A linguagem é explorada todo o tempo e a ampliação da mesma é um dos maiores enfoques do trabalho musical, além disso, propicia a socialização, reconhecimento de si
(músicas de tocar-se), autonomia na criação de movimentos, e noção corporal.
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e gestual
- Trabalhar a sensibilidade pela música
- Conhecimento de diversas formas de expressão musical e diversos estilos (explorando mais especificamente as músicas clássicas, nacionais e folclóricas)
- Desenvolver o conhecimento corporal
Eixos Conteúdo conceitual Conteúdo Procedimetal Conteúdo Atitudinal
O fazer
musical
Percepção rítmica
Instrumentos convencionais e
instrumentos de sucata
Reconhecer e utilizar diferentes ritmos e sons em
contextos musicais
Organizar e relacionar sons e silêncios
Escolher instrumentos
Apreciação
musical
Manifestações sonoras
Obras musicais
Utilizar os sons em brincadeiras em jogos cantados
e rítmicos
Observação e descoberta dos sons
Cantar
Saber escutar
Participação
Concentração
Valorizar e respeitar a música como
produto cultural do ser humano
Participação
ÁREA: ARTES
A expressão através da arte é uma conquista pré-histórica, ela oportunizou comunicações daquela época ao homem de hoje. O desenho, a pintura, a criação, a
construção são formas iguais de interação social; comunicam sentimentos. A proposta de trabalhar com artes visuais no Maternal II é permitir à criança
pequena o contato com diversos materiais que podem ser explorados e usados como expressão livre do pensamento.
Objetivos:
- Atividades artísticas :
Massinhas diversas, experiências com areia (ou barro) e água, desenho sobre diversos tipos de papel (inclusive celofane e lixa), pintura (de dedos, com
rolo e pincel), colagem (papel, tecido, sucata, folhas, lã e etc), mosaico, recorte e colagem, rasgadura, dobradura, moldagem (massinha pronta ou de farinha e
argila), confecção de jogos e brinquedos com sucatas, confecção de máscaras e fantasias, confecção de maquetes etc.

17 comentários:

  1. Nossa q lindinho....
    Amei isso...
    foi vc que construiu???
    Ficou mt legal e bem amplo...

    ResponderExcluir
  2. Oi nossa ficou muito bom mesmo viu, vc tem msn ou e-mail para poder trocar sou professora tb omeu e-mail é fernandabhandrade@yahoo.com.br e o meu msn é fernandabhandrade@hotmail.com vamos nos falar sou de BH.
    bJS Nanda

    ResponderExcluir
  3. olha o nome que está ai é do meu namorado viu rsrsrs, é por que não tenho uma conta no google.
    Bjs Nanda

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, queria seu email,para conversarmos, pois também sou educadora e gostei do seu blog. o meu é
    gisainego@hotmail.com.
    beijos Deus te abençoe!
    Giseli.

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome e su ,e faço magisterio
    e gostaria de saber mas sobre planejamento me ajudaria muito.obrigada,

    ResponderExcluir
  6. oi querida amei seu plano de aula,gostaria de me comunicar com vc, sou prof: de martenal e amei td q vc colocou em seu blog, meu email è esse zilmelo@hotmail.com. bjs.

    ResponderExcluir
  7. Amei Fernanda, você não tem idéia como eu estava precisando disso.
    Pois trabalho com criança de 2 a 3 anos e minha coordenação nunca tinha me dado nada para facilitar meu trabalho.
    Esse plano foi tudo de bom!!!!!!!!!!!!
    Meu nome é Karla, se quiser manda mais materias rico como esse meu email é:
    karlaroberta7@gmail.com.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,Fernanda!Meu nome é Eneida(POA-RS) e olhei,gostei e copiei algumas,das tuas boas idéias(na intensão de aprender).Eu ainda não tenho a prática na área de educação,estou iniciando.Meu email é eneidarts@gmail, gostaria de "aprender" mais contigo,já que tu tens a teoria e a prática juntas.OBRIGADA por compartilhar suas idéias.Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda, Gostaria de saber se você tem apenas os conteúdos do maternal, pois se tiver dos outros períodos, queria muito que você me mandasse, estou começando agora, recém formada e preciso de alguns toques...
    meu e-mail é camilinhavieira219@yahoo.com.br.
    Obrigada!
    É muito interesse você colocar isso no blog.

    ResponderExcluir
  10. OI QUERIDA MEU EMAIL É EOSBN@HOTMAIL.COM POR FAVOR ENVIE-ME CONTÚDOS DE ESTRUTURA ESCOLAR.SE TRABALHO ESTÁ REALMENTE MUITO FOFO.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, sou pofª. e trabalho com crianças de 2 e 3 anos a 6 anos. Adorei o plano que vc postou, é muito completo e é tudo que usamos e trabalhamos. PARABÉNS pelo seu trabalho, está muito bom!!!

    BJSS, Fernanda Novarino.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Adorei seu trabalho!
    Gostaria muito de ter seu email,o meu é erlaniasouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. OLÁ, AMEI SEU TRABALHO ME FOI ÚLTIL PARA O PLANEJEMENTO DE MINHA TURMA. PARABÉNS. PROFESSORA ANA CAROLINA DE CAMPOS
    E-MAIL: anacarolscampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei se planejamento
    Você está de Parabéns.
    Mais ainda estou em duvida, as cças que vou trabalhar tem 3 anos em diante até 3 e 8 meses, Gostaria de masi sujestões, meu email é erikazanetiuliana#yahoo.com.br..abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei muito do seu blog. Sou estudante de pedagogia e estou trabalhando com uma turma de mini maternal- maternal I. Vamos compartilhar mais???? Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o site! Adoraria ver novas atividades :D

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. È MUITO BOM SABER QUE AINDA EXISTE PESSOAS COMO VOCÊ; QUE NÃO GUARDA SÓ PRA SI. vC É LINDA, TANTO POR DENTRO COMO POR FORA. e SEU PLANEJAMENTO ME DEU UM NORTE. OBRIGADA. APOS QUATRO ANOS FORA DE SALA DE AULA, ESTAVA PERDIDA E SEU SITE ME AJUDOU MUITO. SE NÃO FOR ABUSO, GOSTARIA QUE ME ENVIASSE ATIVIDADES PARA MATERNAL 2. MEU EMAIL E oneidecadeiras@yahoo.com.br

    ResponderExcluir