No mundo atual precisamos estar atentos para em sala de aula estarmos desenvolvendo cotidianamente os bons sentimentos de nossos alunos. Visitando um site de Evangelização espírita me deparei com inúmeras dicas e sugestões legais de atividades que podem ser adaptadas a qualquer escola e/ou faixa etária, independente de religião ou crença...
Segue algumas Sugestões de Atividades para desenvolvimento dos sentimentos - para que tenham uma idéia...
Espero que gostem!
1. Dando do que Tenho
Escolher um dia da semana para que os educandos compartilhem seus lanches. A mesa será comum e os lanches servidos em bandejas, estimulando-se a troca e a alegria de estar junto com a partilha do que se tem.
2. Cuidando da Vida
Manter um aquário na sala de aula, cabendo aos educandos os cuidados necessários de manutenção. Conversas sobre a importância da vida, o equilíbrio ecológico e o significado da morte podem ser desenvolvidas.
3. Para o Outro
Cada educando cuida de uma planta ou flor para depois, desenvolvida, ofertá-la para algum colega da turma. De preferência seja o vaso ou recipiente feito pelo educando, assim como a semeadura.
4. Serviço Cooperativo
Através de escala em rodízio, deixar os educandos limpar a sala de aula e colocar em ordem os móveis e materiais de trabalho. Os educandos sentem-se úteis e satisfeitos ao verem os resultados benéficos de seu trabalho, e estimulados ao serviço cooperativo.
5. Teatro da Vida
Depois de contar uma história, que pode ser escrita por um educando, encená-la, distribuindo os papéis entre os educandos, fazendo com que eles sintam os personagens e a mensagem da história, que deve ser discutida.
6. Expressões dos Sentimentos
Os educandos sentam-se em círculo e um deles caminha até o centro, sentindo algo específico: alegria, tristeza, cólera, indiferença. Outro educando se aproxima com o sentimento oposto: se um vem alegre, o outro vai triste; se um vem com raiva, o outro vem contente; etc.
7. Convivência Familiar
Solicitar a três educandos para representar um papel familiar. Exemplo: pai aborrecido, mãe carinhosa, filho rebelde. Os educandos representam a pequena peça e depois descrevem como se sentiram, debatendo com os demais sobre os sentimentos envolvidos na convivência familiar.
8. Ouvindo Música
Os educandos sentam-se no chão e fecham os olhos. Colocar diferentes melodias: alegres, tristes, românticas, etc. Após, perguntar-lhes como se sentiram, o que sentiram.
9. Estimulando a Solidariedade
Escolher um dia para visitar um hospital infantil ou um orfanato para trabalhar o contar histórias, cantar músicas, representar peças de teatro, distribuir o de que elas necessitam e ouvir as histórias das crianças internadas, estimulando a solidariedade e o intercâmbio fraterno.
10. Trocando Valores
Os educandos são convidados para listarem oito valores que consideram muito importantes para sua existência/convivência. A seguir devem colocá-los em ordem de importância, de um a oito. O educador propõe que eles retirem um valor (por exemplo: o de número três) e, sem ele, responderem como ficaria sua vida.
Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_evangelize.asp
terça-feira, 15 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Maravilhoso este eu tenho muito bom!!
ResponderExcluir