Sugestões de Atividades:
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ei, Feh
ResponderExcluirTem um selinho pra vc
Beijos
Gostaria que voce postasse atividades de escovação, para as crianças escovarem os dentes após as refeições, merenda, abraço, Luziana professora do maternal 1. luzzi.anna@hotmail.com, me add no msn e pode enviar email tambem, tenho varios blogs se quiser visitar e acompanhar fique a vontade, abraço...
ResponderExcluirNossa parabéns suas dicas são demais!!!!!!!
ResponderExcluirOLá Fernanda, tudo bem? O ano de 2010 será meu primeiro ano com o maternal - 3 anos, estou um pouco ansiosa. Suas dicas muito me ajudaram até agora. Fiquei até um pouco mais calma.
ResponderExcluirEu tô aqui procurando atividades pra minha turma nova, de Maternal.. E eu conheço vc!!! =D
ResponderExcluirAcho que formamos juntas, ou fizemos alguma disciplina..
Liiiiiindo seu blog!!! =D
O que fazer com crianças que morde outra criança?
ResponderExcluirADOREI AS DICAS! ESSE ANO SERÁ MINHA PRIMEIRA VEZ COM AS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS. TODA DICA É EXTREMAMENTE IMPORTANTE. BJSS
ResponderExcluir